Um verdadeiro mundo de puro RPG

Saudações, bravos aventureiros!

Olá leitores, primeiramente agradeço a todos vocês que acompanham cada edição, e também ao meu blog. Boa leitura a todos, e que sejam bem vindos.

domingo, 5 de setembro de 2010

Bardo (Completo)




Em jogos de RPG, o Bardo é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons, também chamado de D&D e jogos eletrônicos como Neverwinter Nights ou Baldur's Gate. Uma classe dá habilidades (ou perícias) exclusivas para o personagem de cada classe.

Bardos são cantores e contadores de histórias natos. Geralmente são bons músicos, seja na forma do canto ou das notas de seu instrumento ou ainda bons atores ou artistas plásticos. Mas também, através da historias que conhecem dos contatos sociais que possuem, também são valiosíssimas fontes de informação.

Bardos costumam trabalhar como mensageiros, escudeiros e espiões. Sua fama vai pela quantidade de façanhas testemunhadas por ele e/ou por suas histórias e cantos. Muitos optam por esse tipo de trabalho, pela aventura e não pelo dinheiro. Uma vez que um bardo testemunhou grandes aventuras e façanhas, é respeitado por entre seus de mesma classe.

Muitas vezes, eles agem como guardiões e animadores do herói principal, cantando cantigas que aumentem a fé do mesmo e enlouquecendo e/ou surdando seus inimigos.

Uma vez que bardos escolhem seu patrão pela aventura e não pelo dinheiro, faz com que eles possam estar tanto no lado do bem, quanto do mal, não importando nada isso para eles. Isso quer dizer que eles podem ser traidores, dando as costas ao herói para ter uma história mais atraente.

Dependendo do nível de magia do cenário, o bardo pode transformar sua música ou poesia numa fonte de magia, usando-a para invocar magias arcanas. Porem, devido a versatilidade da classe, algumas dessas magias acabam imitando efeitos exclusivos de magias divinas, como o poder da cura. Quando existe a possibilidade de causar dano assim, o bardo usa instrumentos musicais como armas. Como é um viajante por natureza, usa instrumentos leves, como harpas, badolins ou flautas.

Em alguns jogos existem as versões femininas dos bardos, as odaliscas (dancers) que usam os poderes das danças ao invés dos poderes dos cantos.


Bardo com Classe
Os bardos são muitas vezes vistos como o tipo de personagem que prefere evitar os desafios do que enfrentá-los cara-a-cara. Muito embora interpretar este estereotipo seja muito divertido, um bardo pode ser muito mais que isso, como uma pessoa de conhecimentos profundos e larga experiência, um herói companheiro, um aristocrata habilidoso ou um faz-tudo.

Os prós e contras do Bardo
Na maioria das vezes um bardo deve trabalhar suas forças através dos seus companheiros. Ele também tem habilidades e magias que podem prover informações úteis, ou que sirvam a outras tarefas utilitárias.

Características do bardo



* Bons pontos de Perícia: Com seis pontos de perícia por nível, um bardo com uma boa inteligência pode adquirir diversas graduações em várias perícias.

* Boa seleção de perícias: O bardo tem uma lista sólida de perícias de classe para aprender. A maioria delas (como blefar, Diplomacia e Sentir Motivação) envolvem interação entre personagens, mas os bardos também têm acesso a perícias de subterfúgio (como Esconder-se e Furtividade), perícias de informação (como Decifrar Escrita e Obter Informações) e perícias de movimento (como Equilíbrio, Escalar e Saltar).

* Bons testes de Reflexos e Vontade: Um bardo usa a progressão de Teste de Resistência mais alta do jogo para seus testes de Reflexos e Vontade. Esta graça natural lhe permite evitar a maioria dos efeitos que causam dano ou aprisionam o bardo, como magias de área e diversas armadilhas. O fato de o bardo ter um valor alto para seu teste de Vontade também o protege dos efeitos que poderiam assaltar sua mente ou espírito.

* Música de Bardo: A música de um bardo (ou poesia) pode, literalmente, fazer mágica. Usando-a ele pode proteger os companheiros contra todas as magias baseadas em um som, ele pode inspirar seus companheiros ou mesmo fazer os outros cederem aos seus desejos. Para obter os melhores resultados de sua música, no entanto, o bardo deve progredir gradualmente sua habilidade com a Perícia Atuação.

* Conhecimento de Bardo: Um bardo tem pelo menos uma pequena chance de saber alguma coisa sobre qualquer coisa.

* Magias: Um bardo tem acesso a magias que curam seus aliados, destroem seus inimigos ou providenciam diversos efeitos úteis. Magias de bardo não são tão poderosas , mas podem ser muito efetivas quando usadas com um pouco de preparação e habilidade. Um bardo não precisa carregar um livro de magias; ele pode levar consigo um repertório de magias que ele pode usar a qualquer hora. Ele tem um limite diário de magias de cada nível que pode usar, mas pode usar qualquer magia que ele conheça até atingir aquele limite. Desta forma ele não precisa de um planejamento prévio para selecionar as magias que irá levar consigo para uma aventura – se ele precisar usar a mesma magia diversas vezes em um determinado dia, ele pode.




Fraquezas do Bardo

Assim como outras classes, as muitas vantagens de um bardo vêm a um preço. Aqui estão algumas das desvantagens que se deve ter em mente se você está considerando interpretar um bardo.

Baixo teste de Fortitude: Bardos utilizam a pior progressão para o teste de Fortitude. Assim, não são muito bons para resistir a efeitos que ataquem seu corpo.



* Razoavelmente poucos pontos de vida: O bardo usa um dado de seis faces para determinar seus pontos de vida, o que resulta em um número moderado de pontos de vida. Mesmo não podendo sofrer grandes quantidades de dano, o bardo precisa entrar em combate de tempos em tempos pois suas magias não causam tanto estrago quanto as de outras classes.

* Razoavelmente baixa classe de armadura: O fato de o bardo ser treinado no uso de armaduras leves e escudos (menos o escudo de corpo) o proporciona uma classe de armadura medíocre. A combinação de uma baixa classe de armadura e moderados pontos de vida significam que um bardo pode enfrentar um combate brevemente, mas não poderá sobreviver durante muito tempo numa grande luta. Para piorar a situação, caso o bardo decida utilizar armaduras médias e mesmo pesadas, isso poderia prejudicar suas magias arcanas. Um bardo pode melhorar sua classe de armadura de diversas maneiras, mas todas elas denigrem outra característica da classe.

* Escolha de magias limitada: Uma vez que o bardo tenha escolhido suas magias, seu repertório permanece mais ou menos fixo, com a exceção de poucas adições à medida que ele avança em níveis. Ele tem uma capacidade limitada de alterar seu repertório, mas na maioria das vezes ele ficará fixo com as magias que já conhece.



Interpretando um bardo com classe
Grandes bardos geralmente usam as seguintes técnicas. Portanto, se você decidir interpretar um bardo, tente levar em consideração estes conceitos.

Mantenha-se à frente das coisas

Sua habilidade de fazer amigos e influenciar pessoas não adiantará muito se seu grupo de aventureiros costuma matar primeiro e perguntar depois. Portanto, você deve sempre estar pronto para conversar com inimigos inteligentes. Além disso, você deve agir rápido quando um encontro tiver começado, para que você possa trocar umas poucas palavras com os oponentes antes que magias e espadas sejam brandidas.
Por outro lado, sua habilidade de descobrir informações obscuras podem ser um verdadeiro salva-vidas em uma situação complicada. Portanto esteja preparado para perguntar as perguntas certas quando o jogo estiver empacado em um beco sem saída.
Sua seleção de magias geralmente influencia a maneira de você contribuir com o grupo durante um encontro, portanto é sempre bom selecionar suas magias de forma a manter suas opções abertas. Uma boa mistura de magias ofensivas (mesmo que não haja muitas à sua disposição), magias defensivas e uma seleção de magias que possam curar, aumentar as habilidades dos outros e as suas são uma boa idéia.
Com suas perícias, magias, habilidades de classe e capacidades de combate, você pode responder a um encontro de diversas maneiras diferentes. Uma análise rápida da situação lhe ajudará a escolher a melhor forma de responder, portanto sempre pense antes de agir.

Multiplicador de poder

Como um bardo você pode ter um grande impacto no grupo que acompanha trabalhando através dos poderes de seus companheiros, portanto esteja pronto para prestar suas ajuda onde quer que se faça necessário. Sua habilidade de inspirar coragem pode ajudar seu grupo inteiro de uma só vez, e sua habilidade de inspirar competência pode auxiliar um companheiro em qualquer tarefa. Adicionalmente, magias como Boa Esperança, Velocidade, Heroísmo e Fúria podem aumentar as capacidades de todo o seu grupo.

Você também pode cooperar de maneira específica com alguns membros de seu grupo, como a seguir:

O lutador principal do grupo: Quem quer que seja que esteja na linha de frente nas batalhas na maior parte do tempo com certeza pode se beneficiar de uma magia de ¬Curar Ferimentos Leves ou outras magias medicinais que você possa ter em seu repertório. Além disso você possui capacidade de luta suficiente para ajudar os lutadores de vez em quando, por exemplo, se posicionando de maneira a flanquear os oponentes ou mesmo engajando oponentes que estejam flanqueando os lutadores.

O batedor do grupo: Suas magias de adivinhação (se você tiver) e sua habilidade de obter informações obscuras podem evitar que o batedor do grupo meta o nariz onde não é chamado e se meta em encrenca. Além do mais, se o infortúnio cair sobre o pobre batedor, sua habilidade em combate o faz um forte candidato para ingressar no grupo de resgate, até por que suas magias podem ser úteis – tanto para o resgate em si quanto para curar o batedor ferido.

Outros usuários de magia: Você provavelmente tem mais pontos de vida e uma classe de armadura melhor que os outros usuários de magias – com exceção dos clérigos e druidas. Portanto tente estar sempre perto o suficiente para ajudar seus amigos conjuradores no caso dos oponentes furarem a linha de frente e ameaçarem os membros mais frágeis do grupo.

Um pouco de equipamento chave
O equipamento certo pode lhe ajudar bastante durante sua carreira como bardo. Abaixo estão algumas das peças essenciais para levar consigo:

* Armadura: Mesmo que não se gaste todo o tempo na linha de frente, um pouco de proteção é essencial. Como dito anteriormente você pode usar armaduras leves e a maioria dos escudos, e estes itens lhe proporcionam uma boa proteção a um preço bem acessível. Infelizmente, tanto escudos quanto armaduras mais pesadas o impõem uma chance de suas magias falharem. Se você estiver disposto a gastar um pouco mais de dinheiros, e receber um pouco menos de proteção, invista em itens mágicos de proteção como anéis de proteção, amuletos de armadura natural e braçadeiras da armadura. Você terá menos classe de armadura, mas não sofrerá nenhuma chance de falha arcana ao usar suas magias.

* Arma de corpo-a-corpo principal: Você sabe usar todas as armas simples e algumas outras armas, e você não é de forma alguma indefeso em combate, portanto selecione uma arma de combate corpo-a-corpo eficiente. Uma espada longa ou um sabre são ótimas escolhas, e um sabre pode ser usado com o talento Acuidade com armas, que lhe permite usar seu bônus de destreza para fazer ataques corpo-a-corpo – um ótimo truque se você tiver um alto valor de destreza.

* Arma de ataque corpo-a-corpo secundária: Tenha sempre uma ou duas armas leves em mãos. Uma arma leve de corte, como uma adaga ou uma machadinha, pode lhe ajudar a sair de situações mortais (como ser engolido inteiro por um monstro). Também é útil ter outra arma em mãos para o caso de você perder sua arma principal ou ela ser inútil contra seu oponente. Tenha certeza que sua arma secundária causa um tipo de dano diferente de sua arma principal. Por exemplo, se normalmente você usa um machado de batalha (uma arma de corte) considere usar uma maça-estrela (que causa tanto dano concussivo como dano de perfuração) como uma arma secundária.

* Arma de ataque à distância: Você pode aumentar, e muito, suas chances de sobrevivência mantendo seus oponentes a certa distância durante um combate. Um arco curto composto lhe proporciona um bom alcance, e a habilidade de fazer vários ataques se seu bônus base de ataque permitir. Durante os primeiros dias de sua carreira, no entanto, uma besta pesada pode ser uma melhor opção. Ela atira em uma velocidade muito baixa, é verdade, mas também oferece um ótimo dano. E para aparar as arestas de sua seleção de armas, considere levar consigo algumas adagas ou machadinhas, que podem ser tanto arremessadas quanto usadas em corpo-a-corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário